Final do Bocal de Ouro reúne centenas de apaixonados pela raça crioula

Foi uma competição acirrada, com alternância de posições na liderança a cada disputaA Páscoa foi comemorada na grande família crioulista. A prova mais importante da raça crioula no Brasil completa 30 anos em 2011. E a final do Bocal de Ouro, competição que define finalistas para o Freio de Ouro entre animais que nunca participaram de provas, reuniu centenas de apaixonados pela raça.

A criançada deixou os ninhos de Páscoa em casa e foi para o parque de exposições aproveitar o dia de sol em meio à adrenalina das provas. Foi uma competição acirrada, com alternância de posições na liderança a cada disputa.

? Sem dúvida alguma a emoção toma conta nesta final. Vários animais estiveram na primeira colocação e hoje, na final, realmente houve alternância, o que faz parte da prova. O julgamento é momento e acho que os jurados foram felizes na sua escolha e na sua aplicação das notas e mostra que é muito acirrada a disputa devido ao nível tão uniforme, tão parelho dos animais e também daqueles que montam, que são os ginetes ? disse o diretor de provas funcionais da ABCCC, Mário Moglia Suñe.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, assistiu a quase todas as provas e está entusiasmado com a evolução da raça crioula no brasil. São pelo menos 300 mil animais espalhados pelo país, um crescimento médio da raça, em vários aspectos, de 20% ao ano e pelo menos 700 eventos por ciclo.

? Eventos como esse são eventos fundamentais não só no ponto de vista da nossa cultura produtiva, mas também do nosso desenvolvimento. Nós temos que colocar o cavalo crioulo na agenda do desenvolvimento do Estado, e é por isso que eu estou aqui ? declarou Genro.

Por reconhecer a importância da raça, o governador Tarso Genro está em tratativas com direção da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O objetivo é aumentar o uso do Parque de Exposições Assis Brasil ao longo do ano e também a capacitação dos profissionais que trabalham com o cavalo.

? Nós já conversamos sobre isso. Nós temos um projeto há muito tempo pra nossa área. É utilizar muito mais este espaço aqui de Esteio, fazer um lugar melhor pra receber melhor o público o nosso associado  e usuário do cavalo e também junto a isso formar profissionais que trabalham neste circuito todo do Freio, das provas do cavalo crioulo, que sem dúvida vai abrir muito. E essa formação vai ajudar universitários das mais diversas áreas ? defendeu o presidente da ABCCC, Manuel Luis Sarmento.

Estão confirmados para a finalíssima do Freio de Ouro, que  acontece durante a Expointer, quatro machos e quatro fêmeas. Os vencedores comemoraram a classificação.