Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fiscais agropecuários apreendem 75 toneladas de produtos em aeroportos em 2012

Produtos mais apreendidos são os de origem animal como lácteos, embutidos, pescados, doce de leite, queijos, mel, e carnes; sementes, mudas e frutas lideram a lista vegetalFiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura apreenderam cerca de 75 toneladas de produtos irregulares em bagagens em 2012. O balanço foi realizado nos cinco aeroportos mais movimentados do Brasil, informou o Ministério em comunicado.

São eles: Guarulhos (São Paulo), que alcançou o primeiro lugar com 50 toneladas apreendidas; Galeão (Rio de Janeiro), com 12 toneladas; Confins (Belo Horizonte), com 5,2 toneladas; Salgado Filho (Porto Alegre), com 4,5 toneladas; e Juscelino Kubitschek (Brasília), com três toneladas.

Os produtos mais apreendidos são os de origem animal como lácteos, embutidos, pescados, doce de leite, queijos, mel, e carnes. As sementes, mudas e frutas lideram a lista vegetal. Os materiais recolhidos, que não têm certificação sanitária de origem nem autorização, são considerados inaptos ao consumo humano e são destruídos.

O Ministério, por meio do serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), é responsável pela inspeção das bagagens dos passageiros que entram no país. Itens de origem animal e vegetal, como alimentos, plantas, sementes, tabaco, animais vivos ou peles, não podem ser trazidos e nem levados para outros países sem certificação fitozoosanitária oficial do Ministério da Agricultura e dos órgãos equivalentes dos países de destino.

A regra também vale para vegetais in natura. Apenas produtos de origem vegetal com um grau de processamento maior, tais como doces de frutas, farinha, café torrado e chocolate, estão liberados para viagens internacionais.

Sair da versão mobile