Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fiscais monitoram campanha de vacinação contra febre aftosa em Goiás

Cerca de 2 milhões de animais devem ser imunizados até o final do mêsFiscais veterinários monitoram a campanha de vacinação contra a febre aftosa em áreas de risco de Goiás. No sudoeste do Estado, 2 milhões de animais deverão ser imunizados até o fim de maio. Esta é a primeira fase da campanha.

Na fazenda de Marcos Antonio Rech, o pequeno rebanho de gado da raça jersey chegou de Santa Catarina há pouco. Ele conta que decidiu investir no rebanho, pois já trouxe outros e não teve problemas.

Mas o Estado catarinense faz parte da zona livre de febre aftosa sem vacinação. Assim que o gado desembarcou em Goiás, o proprietário foi notificado para fazer a imunização, na presença dos fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Michele Moraes, fiscal veterinária, diz que eles analisam a quantidade de miligramas da vacina, a idade, além de todos os dados sobre o animal.

Durante a campanha, cerca de 2 milhões de animais já foram vacinados em 23 municípios que compõe a regional sudoeste do Estado. Só em Rio Verde são 380 mil cabeças.

Cerca de 20% do rebanho já foi vacinado. Em 22 propriedades a imunização é supervisionada por 10 fiscais. A Agrodefesa, órgão responsável pela campanha em Goiás, chegou a esse número após identificar pontos de risco.

Wagner Luiz Farias, fiscal da Agrodefesa, alega que estes locais são propriedades próximas a laticínios, rodoviárias, frigoríficos, onde tem aglomeração de pessoas, por isso são considerados pontos de risco.

Após o resultado dessa campanha, o Ministério da Agricultura deve decidir se será necessária a segunda fase da vacinação, que acontece normalmente em novembro.

? Tem gado que já levou mais de 10 picadas. A ideia é não ter mais que vaciná-los ? alegou Wagner Luiz Farias.

Sair da versão mobile