Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fiscais negam compromisso com Ubabef para evitar desperdício de carcaças de aves

Anffa Sindical afirma que somente foi procurada pela União Brasileira de Avicultura para discutir o temaO Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) esclareceu nesta quinta, dia 9, que não firmou nenhum tipo de acordo ou compromisso com a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) para evitar desperdícios de carcaças de animais condenados nas linhas de produção. A Anffa Sindical afirma que foi procurada pela Ubabef (via ofício e telefone) para discutir o tema.

O sindicato informou que se dispôs a discutir o assunto, assim como está aberto a qualquer tipo de projeto que tenha relação com as atividades da carreira. A Anffa disse que espera contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de fiscalização e inspeção dos produtos que irão para a mesa dos consumidores brasileiros. Mas, o sindicato dos fiscais afirma que não existe nenhum acordo firmado entre as duas entidades até o momento.

Outro ponto a ser esclarecido, diz respeito à intenção de mudança nos padrões de inspeção das carcaças de animais. Essa tarefa é do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (Dipoa), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Empresas e entidades podem propor a discussão, não alterar padrões técnicos já estabelecidos, informou a Anffa.

Reposta da Ubabef

Após o comunicado da Anffa, a Ubabef divulgou a seguinte nota de esclarecimento:

Com relação à nota publicada pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), a União Brasileira de Avicultura (UBABEF) informa que houve contato telefônico entre o presidente da ANFFA, Wilson Roberto de Sá, e o presidente da UBABEF, Francisco Turra, no qual a entidade do setor avícola expôs a questão das perdas e a necessidade da padronização de critérios para avaliação de carcaça de frangos, e propôs a criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de estudar formas para redução dos casos de desperdício. A proposta foi aceita pelo presidente da ANFFA. O compromisso, portanto, é pela criação do Grupo de Trabalho – conforme a UBABEF havia divulgado.

Ciente da publicação da nota de esclarecimento acima mencionada (pela ANFFA), novamente o presidente da UBABEF entrou em contato com o presidente Wilson Roberto de Sá, que reafirmou a importância da construção deste grupo, com a participação do Ministério da Agricultura – o que já fora pedido pela UBABEF anteriormente.

Tal participação havia sido confirmada hoje [dia 9 de janeiro], antes da divulgação da nota da ANFFA, em contato por email e ofício encaminhado à Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério.  O pedido é para que a Secretaria lidere o Grupo do Trabalho. Também a Embrapa Suínos e Aves já havia, informalmente, concordado em participar da iniciativa.

A UBABEF destaca a importância que os trabalhos deste grupo com adesão da iniciativa privada e do poder público terão para a redução de perdas de alimentos, algo imprescindível e urgente. Isto, sem perder, em hipótese alguma, a qualidade e a sanidade dos produtos, com ética e pleno respeito ao consumidor – como é de praxe em nosso setor.

Leia também:

>> Ubabef e fiscais firmam compromisso para evitar desperdício de carcaças de aves

Sair da versão mobile