Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fiscalização sanitária apreende quase oito toneladas de produtos de origem animal em estado irregular no RS

Desde quarta, dia 24, operações de fiscalização atuaram nas regiões de Ijuí e TorresO serviço de fiscalização sanitária animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul apreendeu quase oito toneladas de produtos de origem animal sem inspeção sanitária oficial ou por estarem mal acondicionadas em apenas dois dias no Estado. As operações foram realizadas nas regiões de Ijuí e Torres.

O governo do Rio Grande do Sul divulgou nesta sexta, dia 26, que 827 quilos de carnes bovina, suína e embutidos foram apreendidos em Ijuí. A ação promoveu sete barreiras sanitárias nas rodovias da região e fiscalizou cinco estabelecimentos de abate clandestino. Ao todo, foram abordados 107 veículos e inspecionados 15.805 quilos de produtos de origem animal.

De acordo com o médico veterinário Guilherme Bastos Saldanha, da Inspetoria de Três Passos, foram conferidas a documentação, prazos de validade, condições de acondicionamento e temperatura dos produtos transportados e também repassadas informações sobre o trabalho desenvolvido pelos funcionários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.

Participaram desta operação três médicos veterinários, dois técnicos agrícolas e um auxiliar de serviços rurais, que contaram com o apoio da Brigada Militar. 

Já no município de Torres (RS), na fronteira com o Estado de Santa Catarina, a fiscalização estadual apreendeu cerca de sete toneladas de produtos de origem animal. Nesta sexta, a equipe reuniu 860 quilos de pescado fresco sem procedência. Dentre os produtos encontrados havia 20 quilogramas de siri, muitos dos quais ainda vivos.

Na quinta, dia 25, houve a apreensão de uma carga com seis toneladas de requeijão e 81 quilos de queijo gorgonzola, produtos que estavam sendo transportados com temperatura acima da permitida pela legislação vigente, sendo considerado impróprio para o consumo humano.

Sair da versão mobile