Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fontes do Ministério confirmam caso atípico do Mal da Vaca Louca em Mato Grosso

Contraprova é aguardada para o fim da próxima semanaFontes do Ministério da Agricultura (Mapa) confirmaram ao Canal Rural a ocorrência de um caso atípico do Mal da Vaca Louca, no Estado do Mato Grosso. O resultado foi obtido através de exames em um Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro).

O animal, de 12 anos, morreu na fila para abate, em um frigorífico na divisa do Brasil com a Bolívia. Um fiscal agropecuário constatou a morte súbita e suspeitou de um problema neurológico. Amostras da vaca foram levadas ao Lanagro que constatou a doença.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) já foi informada e deve encaminhar novas amostras para laboratório internacional oficial. O resultado da contraprova é esperado para o fim da próxima semana.

Em nota oficial, divulgada no começo da tarde desta quinta, dia 24, o Mapa afirma que as investigações de campo já realizadas “indicam tratar-se de uma única suspeita de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB)”, conhecida como doença da “vaca louca”. O caso seria atípico já que o animal, segundo consta, foi criado exclusivamente em sistema extensivo (a pasto e sal mineral) e foi abatido em idade avançada, com cerca de12 anos de idade. A EEB pode ocorrer de forma esporádica e espontânea, não relacionada à ingestão de alimentos contaminados.

O governo brasileiro afirma que o resultado final dos exames realizados em laboratório nacional agropecuário detectou a marcação priônica. Agora, conforme os protocolos brasileiros, já foi iniciada investigação epidemiológica a campo e tomadas providências para o envio da amostra do animal ao laboratório de referência internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Weybridge, na Inglaterra, para confirmação da suspeita.

O Mapa se comprometeu a notificar oficialmente novas informações sobre o caso, quando sair o resultado final da avaliação do laboratório da OIE, na próxima semana.

Sair da versão mobile