Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fórum Canal Rural discute fim da vacinação contra aftosa no RS

Cerca de 99% do gado é vacinado no EstadoA possibilidade de retirada da vacina contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul foi o principal tema discutido no Fórum Canal Rural: Sanidade e Mercados na Cadeia da Carne, durante a Expointer 2010, em Esteio (RS). Com 99% do gado vacinado atualmente, pecuaristas e representantes da cadeia estudam a eliminação da vacina na busca por novos mercados como o do Japão, maior importador de carne bovina do mundo.

Porém, nem todos os estudiosos são favoráveis à medida. Para o diretor-presidente da Scot Consultoria, Alcides Torres, a experiência de 2000, quando o Rio Grande do Sul optou por retirar a vacina e foi atingido pela doença, mostrou o quanto a medida é arriscada.

? A medida restringe movimentação do gado, aumenta o risco em relação à sanidade e à insegurança nas fronteiras ao norte da Argentina e Paraguai, além dos riscos de volta da doença, o que seria muito caro e prejudicial para a nossa reputação ? disse Torres.

O professor de zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS, José Fernando Piva Lobato, acredita que é preciso muito estudo para que qualquer medida seja tomada.

? Como estão as nossas vizinhanças? Estou tranquilo quanto ao Uruguai e Argentina, que estão livres da doença. Mas Equador, Colômbia e Bolívia me preocupam ? declarou.

Para o coordenador de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, a vacinação contra a aftosa não é o único empecilho para a abertura de mercado.

? O Japão e a Europa não se importam por causa da vacinação, mas há pouco tempo foram registrados focos da doença nos locais. Há muito protecionismo. Quando o Brasil ficar sem a vacina, vão surgir outras barreiras ? avaliou Sampaio.

Enquanto nada é decidido, representantes querem diálogo e análise antes que qualquer medida seja tomada.

 ? Hoje temos uma situação bastante tranqüila com relação à aftosa, mas com o controle ? conclui Sampaio.

Sair da versão mobile