Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FPA discute criação de uma agência reguladora do setor de carnes

Medida é motivada por demanda de produtores que pedem investigação de suposto monopólio do grupo JBSA criação de uma agência reguladora da carne foi uma das propostas discutidas na segunda, dia 4, em São Paulo entre deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e empresários do setor frigorífico. O presidente eleito da FPA, deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), argumenta que o setor da carne é estratégico para o país e por isso considera importante a criação de uma agência reguladora do mercado, como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Os parlamentares participaram de um encontro no Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias de São Paulo. No mês passado, os deputados e senadores da FPA foram ao secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinicius Carvalho, pedir investigação sobre a concentração no setor frigorífico. Eles disseram que o frigorífico JBS já detém mais de 50% do mercado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Na opinião de Pereira, o encontro foi uma abertura de diálogo do frigorífico JBS com pecuaristas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

– A iniciativa do grupo demonstra interesse em dirimir o conflito existente entre a indústria e os produtores rurais – afirmou.

O parlamentar relatou que outra ideia discutida no encontro foi a constituição de um Fundo Garantidor, que contaria coma participação de entidades de classe, frigoríficos e poder público.

– Este instrumento deverá ter capacidade de garantir operações de crédito e amortecer o impacto negativo provocado no mercado com fechamento de unidades frigoríficas. A maior conquista obtida na reunião foi boa vontade do JBS em construir uma ponte com o produtor. A indústria precisa do produtor e vice-versa, a relação precisa ser de ganha-ganha. Do contrário, o mais prejudicado sempre é a ponta mais frágil desta cadeia, o consumidor. A FPA estará acompanhando de perto todas as discussões que seguirão de agora em diante.

Sair da versão mobile