Frango brasileiro ganha selo internacional de qualidade

Medida foi criada pela Ubabef em parceria com a Apex-Brasil e faz parte do Projeto Setorial firmado entre as entidadesA carne de frango brasileira recebeu um selo internacional de garantia de qualidade, o Brazilian Chicken. Criada pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a iniciativa integra o Projeto Setorial (PS), firmado entre as duas entidades.

Em nota, o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, disse que as empresas associadas à entidade que exportem há pelo menos 12 meses poderão utilizar o selo nas embalagens dos produtos e materiais promocionais. Atualmente, a associação conta com mais de 30 agroindústrias filiadas, as quais são responsáveis por 97% de toda a exportação da avicultura brasileira, e que vendem para mais de 150 países.

As empresas participantes também deverão atender a uma avaliação com mais de 70 itens e serão aprovadas após a análise de uma comissão técnica. Dentre os pontos destacados estão o bem estar animal, qualidade da alimentação, controle e respeito à sanidade e à gestão ambiental. Todos os parâmetros serão verificados periodicamente por auditorias independentes credenciadas pela entidade que representa o setor.

Para o diretor de mercados da Ubabef, Ricardo Santin, o frango brasileiro já possui valor diferenciado no comércio exterior, mas a chancela deve alavancar o reconhecimento da produção avícola nacional.

— A criação do selo deverá estimular ainda mais a preferência mundial pelos produtos brasileiros em um mercado consumidor pautado pela qualidade e custo/benefício, dentro do conceito do consumo consciente — afirmou Santin.