Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Frigorífico Agrodanieli poderá contratar avicultores integrados da Diplomata no RS

Empresa paranaense está em recuperação judicialO frigorífico Agrodanieli, de Tapejara (RS), sinalizou interesse em contratar os 120 avicultores gaúchos integrados à paranaense Diplomata, que está em recuperação judicial desde o começo de agosto. Mas encontra dificuldade na liberação para que os avicultores possam alojar aves para outro frigorífico.

Segundo Valdecir Berlatto, presidente da Associação de Avicultores dos municípios de Planalto e Alpestre, a Diplomata, do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB), não está se desfazendo dos contratos de integração, mesmo com pagamentos atrasados em mais de seis meses.

Além disso, após a recuperação judicial, que deveria garantir os pagamentos em sete dias, a Diplomata ainda estaria levando 30 dias para remunerar seus integrados gaúchos pelos novos lotes.

– Tivemos morte de animais e ainda temos seis meses de atrasos nos pagamentos – disse Berlatto, destacando que a Diplomata também teve dificuldades de fornecer ração aos integrados.

Para a Agrodaniele, a proposta de incorporação dos integrados prevê a criação de um segundo turno de atividades na planta da Tapejara, ampliando o volume de abates, hoje de cerca de 120 mil animais por dia. Diretor da empresa, Adelirio Danieli não estima ainda qual deve ser o avanço da produção, mas explicou que essa deve ser a solução provisória, já que o grupo assumiu projeto de um novo frigorífico, também iniciado pela Diplomata, em Trindade do Sul.

A nova unidade deve iniciar os abates no final do primeiro semestre de 2013. Tanto o projeto de segundo turno da planta quanto a nova unidade aguardam liberação de licenciamento ambiental pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Agência Estado
Sair da versão mobile