Agora Santa Catarina tem nove estabelecimentos habilitados a exportar carne suína para o Japão: BRF (Campos Novos e Herval D’Oeste), Seara (Seara e Itapiranga), Pamplona (Rio do Sul e Presidente Getúlio), Aurora (Chapecó), Frigorífico Catarinense (Grão Pará) e o Sul Valle (São Miguel do Oeste), informa em comunicado a Secretaria estadual de Agricultura.
Em agosto, o Japão recebeu o primeiro contêiner carregado de carne suína procedente de Santa Catarina. A carga da Seara, com 21 toneladas de carne suína, partiu do Porto de Navegantes no dia 13 de julho e chegou ao Japão dia 22 de agosto. A Aurora Alimentos e BRF também já enviaram seus primeiros contêineres para o Japão.
A entrada da carne suína catarinense foi autorizada pelo governo japonês em maio deste ano. O Japão é o maior importador de carne suína do mundo, comprando o equivalente a 1,2 milhão de toneladas por ano.
O Brasil disputa o fornecimento para o mercado japonês, hoje abastecido por Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, México e Chile. Essa competição será definida pelos aspectos técnicos de atendimento aos padrões exigidos, o cumprimento de prazos e demais condições estabelecidas nas negociações.
>> Técnicos da Embrapa discutem exportação de suínos com órgão do governo japonês