Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Frigoríficos pedem ajuda do governo para resolver endividamento

De acordo com CNA, empresas acumulam débitos de R$ 1 bilhão com produtoresA indústria exportadora da carne pede ajuda ao governo federal para resolver o endividamento dos frigoríficos de pequeno e médio porte. Nesta quarta, dia 11, representantes do setor se reuniram com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, em Brasília.

Atualmente dez frigoríficos estão em recuperação judicial, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Dezenas de outros estariam seriamente endividados. A crise teve início em 2007, com a diminuição das vendas para a União Européia. As conseqüências ainda afetam as relações comerciais entre produtores e indústria.

? O frigorífico está sem capital de giro, mas precisa ter para pagar à vista o produtor, que não vai vender a prazo para o frigorífico em situação debilitada ? explica o diretor executivo da Abiec, Otávio Cansado.

De acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os frigoríficos acumulam R$ 1 bilhão em dívidas com os pecuaristas. A entidade calcula que a crise do setor impede a geração 80 mil empregos diretos.

? Precisamos achar meios. E é isso que viemos colocar ao ministro. As pequenas e médias industrias precisam ser beneficiadas com alguma coisa do governo. Que tenham apoio financeiro, estratégico para exportação. Enfim que possam viabilizá-las e que não tenham a necessidade de entrar em recuperação financeira ? afirmou o diretor de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira.

O ministro da Agricultura informou que está tratando do tema com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e também o Ministério da Fazenda. Até o final desta semana, o setor deve encaminhar ao governo um demonstrativo detalhando a situação das empresas afetadas e os aspectos sociais da crise.

Sair da versão mobile