Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Frigoríficos podem assinar ajuste de conduta sobre compra de gado no próximo dia 11

Diretor executivo da Abiec e diretor de Sustentabilidade do Marfrig discutiram o assunto com o procurador Mário Lúcio de AvelarOs frigoríficos devem assinar no dia 11 de maio o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para evitar a compra de gado de áreas desmatadas em Mato Grosso. A data foi marcada em reunião realizada nesta segunda, dia 19, na sede do Ministério Público Federal em Cuiabá.

O diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Otávio Cançado, e o diretor de Sustentabilidade do Marfrig, Ocimar Vilela, discutiram o assunto com o procurador Mário Lúcio de Avelar, que havia dado prazo até esta terça, dia 20, para que os frigoríficos assinassem o acordo.

Otávio Cançado disse à Agência Estado que as negociações avançaram e que o acordo até pode ser assinado na próxima reunião, desde que os termos sejam os mesmos do MT Legal, programa do governo estadual que visa a regularização ambiental e fundiária em Mato Grosso. Segundo ele, como o Ministério Público aceitou adequar as regras do TAC ao MT Legal, agora é só uma questão de elaboração do texto do acordo.

O MPF acredita que o acordo será assinado no dia 11 de maio. Na reunião desta segunda, não estiveram presentes representantes do JBS-Friboi e do Independência, que também estão negociando um acordo com o MPF. Uma das dúvidas na reunião foi em relação aos prazos estabelecidos pelo MT Legal: se 13 de novembro seria o último dia para o proprietário rural aderir ao programa ou para liberação do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR). Os procuradores vão encaminhar o questionamento ao governo do Estado e, com base na resposta, irão definir, em conjunto com os frigoríficos, os prazos que serão estipulados no TAC.

Sair da versão mobile