Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Frio intenso prejudica produção de leite no Rio Grande do Sul

Geada causou prejuízo nas pastagens e plantações do EstadoO excesso de frio fez cair a produção de leite no Sul do país, em pleno período de safra. As baixas temperaturas prejudicaram o desenvolvimento das pastagens. As plantações de aveia do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, ficaram escassas, para o pasto, devido à geada que cobriu os campos do por cinco dias seguidos.

Os produtores rurais de Teutônia Sérgio Leonhardt e Clarice Leonhardt contam que tiveram uma quebra de 30%. As 27 vacas da ordenha produziam 500 litros de leite por dia, depois da geada a redução chegou a pelo menos 10%. Além do pasto perderam toda a plantação de milho verde.

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) já estima os prejuízos causados pela onda de frio na primeira quinzena do mês. A previsão é de 18,5 milhões de litros de leite a menos do que em julho do ano passado.

? Nós temos regiões no Estado do RS que com certeza a perda de produção na propriedade rural talvez vá chegar a 30%. Naquelas propriedades onde mais a alimentação dos animais depende da pastagem natural, e essa com a incidência de geada, efetivamente, foi extinta ? informa o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini.

Palharini acredita que, com a produção menor, o preço do leite deve começar a subir ainda esta semana.

? Deve haver um repique de preço, que é normal porque acontece também para o produtor ter um aumento de custo. A silagem tem um custo diferente do que a pastagem natural, ou o complemento de ração, mas não há uma necessidade tão urgente de ter um reajuste de preço superior a 10% ? explica.

Sair da versão mobile