Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Gado da Amazônia vai ser monitorado via satélite

Emissão das GTAs vai ficar condicionada ao cumprimento da legislação ambientalO controle da pecuária vai ficar mais rígido na Amazônia com monitoramento via satélite. O programa, chamado Boi Guardião, foi lançado pelo Ministério da Agricultura nesta quarta, dia 9, em Marabá (PA). A intenção é atingir o desmatamento zero na produção de gado com a informatização das Guias de Trânsito Animal (GTA).

A Guia de Trânsito Animal é um documento com informações sobre a sanidade do rebanho, obrigatória para o transporte e para a comercialização dos animais. A novidade é que a GTA passará a ser eletrônico, o que vai permitir o monitoramento em tempo real de toda a movimentação do gado. Mas na região amazônica, sua emissão vai ficar condicionada ao cumprimento da legislação ambiental.

O projeto piloto começa em seis municípios paraenses: Água Azul do Norte, Eldorado dos Carajás, Ourilândia, Marabá, Tucumã e São Félix do Xingu. São mais de quatro milhões de cabeças de gado, distribuídas em 15 mil fazendas, que serão monitoradas pelo programa.

As propriedades da área foram cadastradas e mapeadas via satélite pelo governo federal. A cada seis meses serão captadas novas imagens para verificar a preservação da floresta.

? À medida em que se verificar nas análises que está havendo desmatamento, imediatamente se suspende a emissão da GTA Eletrônica. Os frigoríficos não compram mais, supermercados também não compram, ou seja, a pessoa fica fora do mercado ? explica o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes.

Representantes da cadeia produtiva assinaram um termo de compromisso para executar o programa. Até 2011 o programa vai ser estendido para todo o estado do Pará, Rondônia e parte de Mato Grosso.

Sair da versão mobile