Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Gado apresenta peso satisfatório no Rio Grande do Sul devido ao bom desenvolvimento das pastagens

Restabelecimento do regime de chuvas na maioria dos municípios do Estado tem proporcionado a manutenção da boa condição nutricional do rebanho bovino de corteO restabelecimento do regime de chuvas na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul tem beneficiado o desenvolvimento das pastagens nativas e proporcionado a manutenção da boa condição nutricional do rebanho bovino de corte, que apresenta ganho de peso satisfatório no período.

>> Leia mais notícias sobre pastagens

Os pecuaristas estão envolvidos com as práticas de manejo reprodutivo do rebanho, que promete boas perspectiva para a próxima safra de terneiros. As condições sanitárias dos animais também estão satisfatórias, mas os pecuaristas continuam mantendo os cuidados com a infestação de parasitas externos (carrapatos) e endoparasitas (verminoses) e também com a tristeza parasitária.

>> Confira outras notícias sobre gado de corte

Em relação à comercialização, a oferta de animais tanto para o abate como para reposição é normal, considerando a época do ano, e os produtores estão satisfeitos com os preços recebidos. Em Alegrete, os pecuaristas realizam o manejo do rebanho, com destaque para a prática do “desmame precoce” de terneiros.

O avanço das lavouras sobre áreas de pecuária forçou os produtores a desfazerem-se de seus rebanhos ou a intensificarem a produção. Esse quadro tem gerado especulações sobre a redução na oferta de bovinos para o próximo ano. Na região de Santa Rosa, a oferta de forragens é muito boa, seja nos campos nativos, como nos campos cultivados, devido às chuvas constantes e às altas temperaturas.

Essas condições climáticas favorecem o ganho de peso, a sanidade do rebanho bovino e garantem a estabilidade de renda de um grande número de estabelecimentos rurais da região que desenvolvem a atividade.

 

Sair da versão mobile