Estima-se que seja fruto do programa de melhoramento de forrageiras tropicais da Embrapa a cultivar vegetal que pode ser a mais plantada do mundo, presente em cerca de 50 milhões de hectares globo afora. A informação foi um dos destaques de novo capítulo da série especial Embrapa em Ação, que foi ao ar no programa desta sexta-feira, dia 14.
- Giro do Boi: Conheça as cinco principais plantas tóxicas que podem matar gado
- Giro do Boi: Produtor foi ao Acre ‘esfriar a cabeça’ e comprou fazenda que virou exemplo
- Fazenda desafia novilhas de 12 meses com desmama acima de 200 kg por vaca exposta
- Giro do Boi: Quanto custa em média um touro nelore pintado e o bezerro F1?
- O que as fazendas de pecuária de corte mais eficientes têm em comum?
Conforme estimou o pesquisador da Embrapa Cerrados Marcelo Ayres Carvalho, mestre em agronomia e PhD em genética e melhoramento de plantas pela University of Florida, a Brachiaria Brizantha cv Marandu é possivelmente a cultivar única de vegetal mais plantada no planeta. “A gente está falando de 50 milhões de hectares! Não tem uma única cultivar de qualquer outra espécie que ocupe uma área tão grande como essa”, projetou. Apesar do fato relevante, o especialista fez um alerta para um perigo que pode ser consequência desta prática.
O pesquisador traçou durante sua entrevista à equipe de reportagem do programa Giro do Boi uma linha do tempo do programa de melhoramento genético de forrageiras da Embrapa. Confira a entrevista completa aqui!
Leia mais: