Governadores integrantes do Codesul criam grupo de trabalho para combater possível ameaça de febre aftosa

Objetivo é elaborar um plano de ação para controlar o trânsito de animais entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do SulPreocupados com o surgimento de um foco de febre aftosa em rebanhos no Paraguai, os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) criaram, em reunião realizada nessa quinta, dia 29, em Porto Alegre (RS), um grupo de trabalho. O objetivo é elaborar um plano de ação para controlar o trânsito de animais entre os Estados-membros. A iniciativa atende ao desejo das unidades Federativas de implementa

O grupo de trabalho será composto por representantes das secretarias estaduais de Agricultura, Fazenda e Segurança Pública, além de outras pastas com atribuições de fiscalização nas divisas dos Estados. Estes profissionais elaborarão, dentro de 30 dias, o Plano de Ação de Controle de Trânsito de Animais, com as atividades e estratégias de integração dos serviços, especialmente junto aos postos de divisa e barreiras volantes.

Para o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, a criação de um Grupo de Trabalho é um avanço para proteger os Estados contra a febre aftosa.

? Nós vamos trabalhar em conjunto, de forma integrada, para proteger nossas fronteiras ? declarou.

O Codesul é formado pelos governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; de Santa Catarina, João Raimundo Colombo; do Paraná, Carlos Alberto Richa; e do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. O órgão interestadual é presidido, desde o dia 4 de abril, pelo chefe do Executivo gaúcho. 

> Acesse o site especial sobre a febre aftosa

> Infográfico: saiba mais sobre a doença