Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo adia negociação com Estados Unidos sobre limites de resíduos em carnes

Brasil precisa aumentar o número de análises de qualidade para seguir exportandoO governo federal decide na próxima semana como vai negociar com os Estados Unidos o acordo que estabelece limites de resíduos nas carnes. Para seguir exportando, o Brasil precisa aumentar o número de análises que comprovam a qualidade do produto. Carga do frigorífico JBS de Barretos (SP) foi refugada pelo país nesta semana após a detecção de níveis do vermífugo ivermectina acima do permitido.

Representantes do Ministério da Agricultura, frigoríficos e laboratórios debateram a exigência norte-americana, que prevê mais amostras para verificar a quantidade de resíduos de produtos veterinários, defensivos e outros contaminantes. Para atender o requisito, a indústria teria que arcar com os custos.

? Para nós contratarmos o serviço demora, não é do dia para a noite. Neste caso, a parte privada teria que assumir, como já assumiu pagando os sorteios de laboratórios por um tempo maior. Então nós vamos tomar decisão disso terça ou quarta ? relata o diretor de programa da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Antonio Marques Pereira.

A Associação Brasileira dos Exportadores de Carne vai avaliar se o investimento compensa para o setor. Mas a principal preocupação é com os medicamentos, que muitas vezes deixam resquícios na carne, acima do limite permitido por outros mercados. O assunto está sendo discutido com a indústria de insumos.

? Achamos que hoje não dá, o remédio não está dando a garantia necessária para a gente mantenha as exportações ? afirma o diretor executivo da Abiec, Fernando Sampaio.

Sair da versão mobile