Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo alerta sobre risco da nova gripe em feiras agropecuárias

Medida quer prevenir a transmissão do vírus H1N1 de pessoas para suínosO Ministério da Agricultura está recomendando aos produtores que não levem suínos às feiras de agronegócio. A medida tem o objetivo de prevenir a transmissão do vírus H1N1 de pessoas para os animais.

As feiras de agronegócio costumam reunir um grande número de pessoas. Com a propagação acelerada da nova gripe, as autoridades estão em alerta para evitar que a doença também seja um risco para a produção de suínos Já foram registrados casos de transmissão de pessoas para os animais no Canadá e na Argentina.

Apesar de não haver proibição, no caso do Rio Grande do Sul, Estado fortemente afetado pela doença, o Ministério da Agricultura pediu aos criadores que não levem os animais à Expointer, que ocorre em Esteio (RS) de 29 de agosto e seis de setembro. A recomendação vale também para outras regiões do país.

? Assim como é incorreto relacionar essa gripe A H1N1 com o nome popularmente conhecido, vinculando ela ao suíno, também é incorreto que se quebre essa barreira de biosseguridade expondo os animais à aglomeração e exposição, tais como a Expointer, que reúne em torno de 500 mil pessoas ? afirma o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz.

Para a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), as técnicas modernas de produção já determinam cuidados especiais no manejo dos rebanhos.

? Nesse sentido, a medida de não participar de aglomerações é fundamentalmente uma recomendação de natureza sanitária. É uma exigência da suinocultura moderna ? diz o conselheiro da ABCS, Rubens Valentini.

Nesta sexta-feira, produtores de suínos e representantes dos governos estadual e federal se reúnem em Porto Alegre (RS) para definir se os criadores devem ou não levar os animais a Esteio.

Sair da versão mobile