Governo chileno emite nota oficial autorizando importação de carne bovina paraguaia

Documento enviado ao Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai suspende, oficialmente, o embargo à carne paraguaiaApós a confirmação da suspensão do embargo às exportações de carne bovina pelo Chile, o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (SENACSA, sigla em espanhol) recebeu a nota oficial do governo chileno autorizando o reestabelecimento dos embarques do produto paraguaio ao país. A decisão foi tomada após a conferência das ações paraguaias que visam o cumprimento das exigências sanitárias chilenas.

O Chile suspendeu a importação de carne bovina paraguaia após os focos de febre aftosa identificados no final de 2011 e no início de 2012. O Paraguai já foi um importante fornecedor de carne bovina ao Chile. Em 2008, foi responsável por 55,6% das importações de carne bovina chilena.

De forma paralela, de janeiro a outubro deste ano, período em que foi mantido o embargo à produção paraguaia, as exportações brasileiras de carne bovina para o Chile registraram os melhores números desde 2005. O volume embarcado foi de 74,2 mil toneladas equivalente carcaça, aumento de 114,3% em relação ao mesmo período de 2011.