Governo confirma que Ucrânia liberou importações de cinco frigoríficos de carne suína do Brasil

Exportações para o país estavam suspensas desde março devido à presença da bactéria listeria em lotes de carneO Ministério da Agricultura informou nesta quinta, dia 20, que recebeu do serviço de defesa agropecuário da Ucrânia um comunicado sobre a liberação das importações de carne suína de cinco frigoríficos brasileiros, além de outro que exporta peixe fresco congelado. As exportações de carne suína para a Ucrânia estavam suspensas desde março, sob a justificativa de que testes teriam constatado a presença da bactéria listeria em lotes do produto enviados àquele mercado.

A Ucrânia liberou as importações do frigorífico de SIF 2836, da JBS, localizado em Lajeado (RS); de SIF 2146 da Alibem Comercial de Alimentos, localizado em Santa Rosa (RS); de SIF 12 da Seara Alimentos, localizado em Frederico Westphalen (RS); de SIF 3548 da Aurora Alimentos, localizado em Chapecó (SC); de SIF 160, da BRF Brasil Foods, localizado em Campo Novo (SC).

Mesmo com as restrições, a Ucrânia foi nos cinco primeiros meses deste ano o terceiro destino em volume das exportações de carne suína brasileira, superada apenas pela Rússia e Hong Kong. Os embarques acumulados para a Ucrânia somaram 25,087 mil toneladas, volume 52,5% inferior ao mesmo período do ano passado, quando a Ucrânia era o principal destino da carne brasileira.

Os ucranianos também liberaram as importações de peixe fresco congelado da empresa Leardini Pescados, de Navegantes (SC).
 

Agência Estado