Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Governo cria protocolos para frigoríficos atuarem durante a pandemia

Deve ser publicado até esta quarta-feira, 27, a portaria e a instrução normativa estabelecendo os cuidados a serem adotados

carne de frango, seara, frigoríficos, aves
Foto: Paola Cuenca/Canal Rural

Devem ser publicadas até esta quarta-feira, 27, a portaria e a instrução normativa estabelecendo os cuidados que frigoríficos devem manter quanto à Covid-19. As regras serão obrigatórias e foram elaboradas em conjunto pelos ministérios da Agricultura, e da Saúde e a Secretaria de Trabalho e Emprego do Ministério da Economia, com a participação da Procuradoria-Geral do Trabalho.

O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em audiência virtual à Comissão Externa do Coronavírus da Câmara dos Deputados.

Em menos de um mês, é a segunda vez que o governo se dirige ao setor produtivo de proteína animal por causa da pandemia. No dia 11 de maio, o Ministério da Agricultura publicou o Manual com orientações para frigoríficos em razão da pandemia da Covid-19. As 70 medidas descritas no manual são facultativas.

Mercado internacional aquecido

De acordo com o ministério, o Brasil tem conseguido ampliar o mercado para proteína animal apesar da pandemia. Na segunda-feira, 25, o governo comemorou a decisão da Tailândia de abrir seu mercado para carne bovina com osso, carne desossada e miúdos comestíveis de bovino. Cinco estabelecimentos frigoríficos já foram aprovados para exportar.

Nas contas do ministério, mais de 60 mercados externos foram abertos para os produtos agropecuários brasileiros desde janeiro de 2019, o que totaliza mais de 700 habilitações para venda de produtos da cadeia do agronegócio.

Sair da versão mobile