Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo distribui doses de sêmen bovino para pecuaristas familiares no Rio Grande do Sul

Programa, que tem como meta a adesão de 150 municípios, deve melhorar a genética dos rebanhos das propriedades da pecuária familiar do EstadoO Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, iniciou a distribuição das primeiras doses de sêmen para os municípios que assinaram convênio com o Estado. A primeira região contemplada foi a de Bagé, que inclui os municípios de Lavras do Sul e Santana do Livramento, onde foram entregues 4,2 mil doses para inseminação de bovinos de corte e de leite.

O programa, operacionalizado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em parceria com municípios, busca o melhoramento genético dos rebanhos de propriedades da pecuária familiar. Nos próximos dias, os municípios de Unistalda, Iatacurubi, Bossoroca e Capão do Cipó recebem as doses. A partir do dia 18 de fevereiro, serão atendidos os municípios do polo de Jaquirana, incluindo Bom Jesus e São Francisco de Paula.

De acordo com o coordenador do Dissemina, Mário Antônio Oliveira, nesta primeira etapa, que envolve 30 municípios, além do sêmen, serão transferidos um botijão para o transporte do produto e caminhonete utilitária. Também está sendo elaborado um calendário de distribuição, a fim de abastecer periodicamente todos os botijões.

– A ação prevê o melhoramento genético com a prática da inseminação artificial. As doses serão fornecidas a custo zero – informou.

O programa tem como meta a adesão de 150 municípios até o final de 2014, com distribuição de 300 mil doses de sêmen bovino.

Sair da versão mobile