A reunião entre o ministro e o embaixador ocorreu no contexto das diversas ações que o governo brasileiro vem empreendendo para informar aos parceiros comerciais as características da ocorrência de vaca louca no Paraná, em 2010. Na oportunidade, foram prestados esclarecimentos sobre o óbito do animal e reafirmado que se trata de caso único e não clássico.
Para o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Carlos Vaz, o Brasil vem dando absoluta transparência aos consumidores e aos mercados externos quanto à ocorrência, demonstrando a eficiência e a segurança dos mecanismos de controle brasileiros, e destacando a manutenção pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) do risco desprezível para a doença.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o Egito é o terceiro mercado da carne bovina em volume, com participação de 11% nas exportações totais, com 128,69 mil toneladas, e quarto em faturamento (10% do total, com US$ 511,332 milhões).