Governo federal reconhece equivalência do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Distrito Federal

Com decisão, DF adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal do SuasaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta quinta, dia 13, o reconhecimento da equivalência do Serviço de Inspeção da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipova), executado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo do Distrito Federal. Isso dá condições para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Suasa.

A Portaria determina ainda ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/DAS) a inserção, no cadastro geral, do nome do Serviço de Inspeção da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipova). As medidas entram em vigor na data de publicação no DOU.

O Suasa foi regulamentado em 2006, por meio do Decreto nº 5.741, e a sua finalidade é garantir a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços agropecuários e a oferta de produtos agropecuários seguros e em conformidade com os padrões mundiais de segurança. Estados e municípios que aderirem ao Suasa passarão a ter suas produções certificadas dentro de um sistema com padrões de excelência inquestionáveis.