Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo de Minas estimula produção de leite em Claro dos Poções

Cidade recebe incentivo para melhoramento genético bovino e ganhou dois tanques de resfriamentoCom perspectivas de a partir do próximo ano aumentar a produção diária de leite, envolvendo pequenos, médios e grandes produtores rurais, o município norte-mineiro de Claro dos Poções vive a expectativa de receber novos investimentos na atividade. Mesmo inserido na região do semiárido que anualmente enfrenta longos períodos de estiagem, os investimentos envolvem empresas privadas e produtores rurais que estão reinvestindo parte das suas receitas na compra de animais e no melhoramento genético do

O estímulo dos pecuaristas advém do apoio que a cadeia produtiva da bovinocultura está recebendo do governo do Estado, através de programas implementados pelas secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan). As ações estão sendo executadas por meio do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) e do Pró-genética, operacionalizados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste do Estado (Idene).

Além do incentivo ao melhoramento genético do rebanho, o governo de Minas instalou dois tanques de resfriamento de leite em comunidades rurais de Claro dos Poções. A iniciativa beneficia diretamente pequenos produtores, boa parte deles com produção diária de apenas 15 litros de leite e que, por causa dessa situação, não teriam capacidade produtiva e financeira para investir mais de R$ 20 mil na compra de tanques de resfriamento. O equipamento mantém a qualidade do produto e, com base em instrução normativa publicada pelo Governo Federal, o novo sistema deverá ser adotado em todo o país visando a extinção do transporte e comercialização de leite em latões.

? Se os pecuaristas de Claro dos Poções não estivessem sendo contemplados com a instalação de tanques comunitários de resfriamento de leite, certamente muitos já teriam abandonado a atividade. Isso porque, na época dos longos períodos de seca a única atividade que ainda mantém o homem no campo é a pecuária. Com exceção da pecuária e da agricultura de subsistência, não temos condições de nos mantermos no campo nos tempos de seca ? ressalta o produtor rural e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Claro dos Poções, José Maria de Oliveira.

Ao destacar a importância da implementação do Programa de Combate à Pobreza Rural, José Maria frisa que “trata-se de um projeto que viabiliza o sustento da agricultura familiar, beneficiando as pequenas e médias propriedades. O Programa tem uma importância social e econômica fundamental nos pequenos municípios, diante da falta de condições financeiras que muitos produtores enfrentam para se manterem no campo. Antes da instalação do tanque comunitário, perdíamos boa parte da produção devido ao atraso no transporte do produto ou de condições adequadas para armazenamento. Através do tanque comunitário, felizmente conseguimos superar as dificuldades e reduzir custos”.

Sair da versão mobile