O treinamento começa em dezembro e atenderá cerca de 900 pequenos produtores vinculados a 40 laticínios e cooperativas. As atividades com cada grupo de produtores serão realizadas em oito dias, sendo dois dias de consultoria, para definir e implantar a infraestrutura de qualidade (procedimentos, documentos fundamentais e ações corretivas na indústria); três dias de formação em Contagem Bacteriana Total (CBT), Contagem de Células Somáticas (CCS) e antibióticos para os sistemas de ordenha manual e mecânica; e três dias fazendo visitas de campo. Toda a capacitação será acompanhada por um técnico da Emater e executada pela empresa Qconz América Latina.
Segundo o coordenador técnico da regional da Emater de Juiz de Fora, Antônio Domingues de Souza, a iniciativa é um estímulo aos pequenos produtores, para que eles se qualifiquem e aumentem a qualidade do leite e, consequentemente, dos produtos lácteos.
– Acredito que depois de um ano será possível ver que, com o treinamento, os produtos melhoraram e até contribuíram para aumentar a renda dos produtores – afirmou. As capacitações devem terminar no final do primeiro semestre de 2012.
Para o gerente-executivo do Polo do Leite, Geraldo Alvim Dusi, o convênio irá possibilitar que o programa Sistema Mineiro de Qualidade do Leite (SMQL) seja implantado em diversos municípios do Estado.
– Essa parceria irá levar as boas práticas de produção diretamente aos fornecedores dos laticínios participantes, já que a Emater tem um programa muito consistente de transferência tecnológica. Com isso, esperamos o envolvimento de um grande grupo de produtores após a implementação do SMQL – declarou.