Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo pretende usar resíduos de pescado na produção de biodiesel

Além de ampliar as fontes para a obtenção do biocombustível, a iniciativa visa aproveitar recursos que são rejeitados e podem poluir o ambienteUm acordo entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Petrobras Biocombustível pretende aumentar as pesquisas para a geração de tecnologias que viabilizem a utilização de gorduras de vísceras de peixes para a produção de biodiesel. O documento foi assinado no dia 25 de outubro durante o evento de lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que pretende ampliar a sustentabilidade da pesca no Brasil.

As matérias-primas que seriam usadas para a produção de biodiesel são as sobras da pesca, material que, muitas vezes, é jogado na água ou no lixo, contaminando o ambiente. Com o acordo, o governo federal pretende aumentar o aproveitamento dos recursos pesqueiros e aquícolas, além de possibilitar uma fonte de renda alternativa aos pescadores.

As vísceras de peixes podem ser uma matéria-prima alternativa para a produção de biodiesel, assim como o sebo de boi que, de material não aproveitado, passou a ser a maior fonte para a produção do biocombustível. A Petrobras já realiza um projeto no Ceará, no qual pesquisa a viabilidade do óleo de peixe na produção de combustível.

Sair da versão mobile