Com o objetivo de incentivar o consumo de pescado no Brasil, o ministério promove a quinta edição da Semana do Peixe. De acordo com Gregolin, uma das razões para ao baixo consumo é o preço do produto.
? O preço médio do pescado é superior ao de outras carnes. Quem consome é quem tem renda ou acesso direto, como pessoas que moram em regiões pesqueiras ? afirmou durante o lançamento da semana, que ocorreu nessa segunda, dia 25, em São Paulo.
Para baixar o valor do pescado, o ministério tem criado diversas políticas públicas destinadas a garantir a qualidade do produto e a regular os preços, investindo em infra-estrutura, capacitação e pesquisas. A idéia é aumentar a produção anual de 1 milhão para 1,4 milhão de toneladas até 2011 e transformar o pescado brasileiro em produto competitivo no mercado internacional.
? Nos próximos anos, o preço deve cair entre 20 e 30% ? calcula o ministro.
Gregolin disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “é sensível a essa causa” e investirá na área R$ 1,075 bilhão em recursos orçamentários até 2011.
? É a primeira vez que o Brasil tem um ministério e uma política de Estado para a pesca e aqüicultura. Vamos criar condições para uma cadeia produtiva capaz de estimular a oferta e demanda de peixe.
A quinta edição da semana conta com a parceria da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR), que criaram festivais gastronômicos e promoções nos supermercados para aumentar as vendas de peixes no país.
? Graças às parcerias construídas com diversas entidades, essa é a nossa melhor semana ? avaliou o ministro.