– Vamos elaborar um programa específico para incentivar a avicultura do Estado do Rio. Seguiremos os caminhos que implantamos para fomentar a cadeia produtiva do leite, na qual incentivamos o melhoramento genético e isentamos o setor de impostos – afirmou o secretário, durante o almoço de comemoração de aniversário de 115 anos da Sociedade Nacional de Agricultura, na capital fluminense.
De acordo com Áureo, o governo manterá a isenção de ICMS para avicultores. Ele também explicou que será criado um instrumento entre a secretaria de Agricultura e a Ubabef para desdobrar temas, incentivar a técnica da produção e atrair empresas do setor.
O Rio de Janeiro representa um dos maiores mercados consumidores de frango do país, e importa mais aves do Rio Grande do Sul do que a China, segundo o secretário. Francisco Turra lembrou que o Rio de Janeiro foi um dos Estados mais importantes na avicultura do país. Para ele, a avicultura fluminense tem grandes perspectivas.
– A bacia leiteira está crescendo e muitas empresas, como a BRF, estão chegando ao Rio de Janeiro de olho nos incentivos fiscais e no mercado consumidor. A empresa tem na sua cartela de produtos a produção avícola e poderá reacender também a avicultura fluminense – explicou o presidente da Ubabef.