Governo usa o tema Copa do Mundo em campanha nacional contra a febre aftosa

Peças serão veiculadas até o dia 4 de junho com mensagem que estimula a erradicação da doençaA campanha do Ministério da Agricultura O Brasil rumo ao título de país livre da febre aftosa está sendo veiculada em emissoras de televisão e rádio, revistas e pela internet. A mensagem de utilidade pública contra a enfermidade dos bovinos e búfalos utiliza a linguagem universal do futebol, com alcance em todo território nacional, para mostrar que o Brasil conhece as regras do jogo que envolve a prevenção, manutenção e ampliação de áreas livres de febre aftosa. Em filme de 30 segundos e peças i

? A meta é que todos os estados tenham uma estrutura adequada de defesa agropecuária até o fim de 2010. Desta forma, será possível o reconhecimento de país livre da doença com base nos resultados de auditorias realizadas pelo ministério ? explica o secretário da Defesa Agropecuária do ministério, Inácio Kroetz.

Campanha
As peças da campanha serão exibidas até o próximo dia 4 de junho em canais de TV aberta, por assinatura e comunitária; rádios das capitais e no interior; revistas de circulação nacional e especializadas; e em portais, sites e links patrocinados.

Doença
Febre alta, salivação, depressão, cansaço, anorexia, queda na produção leiteria são sintomas da febre aftosa que podem ser evitados cumprindo o calendário oficial de vacinação. A primeira etapa de vacinação deste ano termina 31 de maio. A segunda fase, para a maioria dos estados, começará em novembro.

O Ministério da Agricultura recomenda que a aquisição de animais ocorra apenas com a guia de vacinação em dia e que o transporte seja feito por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA). Os animais vindos de outras fazendas devem ser isolados, vacinados e observados por 15 dias antes de integrar o rebanho. A aftosa pode afetar os animais de casco fendido como os bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.

Números
O Brasil tem o maior rebanho comercial e é o maior exportador de carne bovina do mundo. Atualmente, 15 estados e o Distrito Federal estão livres da aftosa com vacinação. Santa Catarina é o único estado considerado livre sem vacinação. O país tem cerca de 180 milhões de bois e búfalos em zona livre, o que representa 89% do total nacional.