Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Grandes estrelas pisam no palco principal da Expozebu para julgamento

Campeonatos começaram a ser definidos nas raças Brahman, Guzerá e TabapuãNesta quarta, dia 4, as grandes estrelas pisaram no palco principal da Expozebu. Iniciou, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), o julgamento de seis, das oito raças que participam da feira. Dos 3 mil animais presentes, 2,7 mil participam das avaliações.

No primeiro dia, a disputa foi acirrada, o que mostra que a genética evoluiu ao longo de 77 anos de exposição, segundo as próprias palavras do presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, na abertura oficial do evento.

? Em 1970, pela primeira vez os animais foram pesados. O campeão bezerro tinha 260 quilos aos 12 meses. Na última Expozebu, o bezerro campeão, na mesma idade, pesou 544 quilos ? disse Eduardo Biagi.

Valdecir Marin, jurado da ABCZ, também concorda que a genética dos animais evoluiu ao longo dos anos.

? Antes era tudo no olho, esse ganho genético já existia, mas com a descoberta do melhoramento genético e com o manejo adequado, hoje, a qualidade está muito nivelada. Quando um jurado indica um terceiro prêmio, daqui a alguns dias ele pode ser o primeiro ? afirmou Valdecir Marin.
 
Os campeonatos começaram a ser definidos nas raças Brahman, Guzerá e Tabapuã. A Indubrasil, com apenas 29 animais,  encerrou a participação na pista hoje mesmo.

Também teve início o julgamento da raça Nelore, que conta este ano com um total de 695 animais. Mas é o Gir Leiteiro, hoje apenas com as prévias, que roubou a cena nesta Expozebu .

? Pelo segundo ano consecutivo somos a raça mais representativa, expositores de todo o Brasil nos prestigiando, com 680 animais na pista, mais os animais do troneio leiteiro, mostrando o bom momento da raça ? disse Saul Borges, Coordenador de Exposições da ABCGIL.

Uma particularidade tirou um pouco do brilho dos desfiles das grandes estrelas. Por estar bastante danificado, o gramado foi substituído por areia.

Mário Márcio Souza Moura, coordenador do colégio de jurados ABCZ disse que o jurado tem que estar preparado para esse tipo de situação.

? Às vezes, o animal não para como o jurado gostaria que parasse, dificulta um pouco a análise, mas nada que vá refletir no resultado. O jurado tem que estar preparado, porque grandes exposições como Avaré, ou Campo Grande também têm areia. Aqui era mais uma tradição do gramado mesmo ? falou Moura.

 

Sair da versão mobile