A feira não para de receber excursões escolares e de agropecuaristas de todo o Rio Grande do Sul. Os jovens Aluizio da Silva Pavelacki, de 16 anos, Pedro Pavelacki, 14 anos, e Fernando Lautert, 15 anos, são estudantes da Escola Técnica de Agricultura (ETA), de Viamão (RS), e vieram, na excursão promovida pela Escola, passar o dia fazendo pesquisas.
? Temos que fazer trabalhos sobre avicultura, floricultura e mecânica; que é o que a gente está estudando na escola ? contou Aluizio.
Já as agricultoras Ivone Feltes, Ivanete e Ivanir Hentges, Ieda Appelt, Marli Tolotti e
Odete Fink, de Chapada (RS), lotaram um ônibus com 35 pessoas para vir a Esteio conferir as novidades da Expointer 2011.
? Nós todas temos propriedade rural e trabalhamos com várias culturas: milho, soja, trigo, amendoim, mandioca. Para nós, é muito importante buscar conhecimento e aperfeiçoar o nosso trabalho ? afirmou Ivone.
O grupo de produtoras, que costuma participar de palestras em todo o Brasil, no entanto, aproveitou a chuva para ver o que elas mais gostam, que é o pavilhão de artesanato.
? Foi o que nós visitamos primeiro ? confessou Odete.
O diretor do parque Assis Brasil, Telmo Motta Júnior, informou que, apesar dos transtornos causados pelo temporal, como os alagamentos no parque e nas avenidas vizinhas, a infraestrutura da Expointer não sofreu nenhuma alteração grave.