Guatemala pretende firmar intercâmbio com Brasil para adquirir conhecimentos sobre a raça girolando

Ministro da Agricultura guatemalteco, Antonio Ibánez, visitou a Megaleite, em Uberaba (MG), na última semanaO ministro da Agricultura da Guatemala, Antonio Ibánez, anunciou durante a Megaleite,  uma das maiores feiras de pecuária leiteira do país, que terminou no último domingo, dia 7, em Uberaba (MG), que pretende promover um intercâmbio com o Brasil para levar aos criadores do país informações sobre a raça girolando. 

Ele solicitou ao vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Fernando Brasileiro, a realização da Jornada Técnica de Girolando na Guatemala ainda este ano. O curso é voltado para produtores rurais que estão interessados em conhecer de forma mais ampla a raça. Segundo o ministro, há ainda a intenção de que um técnico da Girolando vá à Guatemala para registrar animais naquele país.

Acompanhado de alguns criadores, o ministro visitou o Centro de Performance Girolando, inaugurado durante a feira, e conheceu os reprodutores participantes da Pré-Seleção de Touros da raça. Brasil e Guatemala tem acordo bilateral que permite a comercialização de material genético bovino.

Dezenas de estrangeiros de países da América Latina passaram pela Megaleite 2013. Em reunião com a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, criadores mexicanos solicitaram que a entidade atue junto aos Ministérios da Agricultura dos dois países para viabilizar a abertura do comércio bilateral para a comercialização de sêmen, embriões e animais vivos. Atualmente, como não há protocolo sanitário entre Brasil e México, as exportações de genética são proibidas.

Naquele país, os rebanhos leiteiros são compostos de cruzamentos de raças zebuínas com holandês, denominados Holando-Cebú. A intenção do grupo é aumentar os rebanhos da raça.

Confira outras matérias sobre esta edição Megaleite:

>> Vacas leiteiras batem recorde mundial de produção na premiação da Megaleite

>> Estrangeiros apostam na genética leiteira brasileira para clima tropical

>> Megaleite inicia nesta segunda com a participação de dois mil animais