A primeira classificatória disputada desde o início do inverno teve, novamente, a companhia da chuva e do frio. No início da manhã deste domingo, dia 26, os termômetros marcavam 6,2ºC em Passo Fundo, segundo a Central RBS de Meteorologia. A prova teve direito a uma pista muito embarrada no Parque de Exposições Wolmar Salton, o que testou a capacidade dos ginetes nas provas Bayard-Sarmento e Paleteada.
A dificuldade se refletiu nas notas. Apenas na última prova do dia os quatro conjuntos da competição das fêmeas conseguiram superar os 18 pontos, mínimo necessário para obter a classificação. Entre os machos, somente o vencedor obteve pontuação suficiente para tanto.
Na primeira prova do dia, a Mangueira, o bom desempenho na pechada garantiu à Guapa a liderança provisória entre as fêmeas, ultrapassando o conjunto Butiá Uruguaiana, do ginete Marcelo Bertagnolli, líder após os dois primeiros dias de competição. Entre os machos, Hulk do TNT manteve a liderança conquistada nas fases iniciais, com El Trapiche Infinito, do ginete Eduardo Quadros, na segunda posição.
Na Bayard-Sarmento, a pista embarrada dificultou a vida dos conjuntos. Nas fêmeas, Guapa continuou em primeiro. O destaque foi para o conjunto Iracema do Pahecan, da Cabanha Carpe Diem, de Fazenda Vilanova (RS), que saiu do sétimo lugar nas fases iniciais para a segunda posição ao fim da segunda prova de domingo. Nos machos, Hulk do TNT continuou em primeiro lugar e único até então a ultrapassar os 18 pontos.
Na última prova do dia, a Paleteada, o sol apareceu em Passo Fundo, mas nada que facilitasse o trabalho dos ginetes. Guapa 72 do Cerro Velho fez uma prova brilhante e disparou na liderança. Entre os machos, a prova de campo teve grandes surpresas. Após muitas penalizações, apenas Hulk do TNT conseguiu atingir a média de 18 pontos e obter a classificação.
A corrida para uma das 96 vagas na grande final está se aproximando do fim. Restam mais três classificatórias. A próxima acontece entre 30 de junho e 3 de julho em Pato Branco, no Paraná. A decisão do Freio de Ouro 2011 está marcada para 28 de agosto, em Esteio (RS), durante a Expointer.
FÊMEAS
1º lugar
— Guapa 72 do Cerro Velho, Box 04
Estabelecimento: Sementes e Cabanha Tombini, Carazinho (RS)
Ginete: Charles Fagundes
Nota final: 19,283
2º lugar
— Iracema do Pahecan, Box 16
Estabelecimento: Cabanha Carpe Diem, Fazenda Vilanova (RS)
Ginete: Filipe Silveira de Ávila
Nota final: 18,587
3º lugar
— Butiá Uruguaiana, Box 19
Estabelecimento: Cabanha Butiá, Passo Fundo (RS)
Ginete: Marcelo Bertagnolli
Nota final: 18,379
4º lugar
— Tropilha do Purunã, Box 06
Estabelecimento: Estância São Rafael, Balsa Nova (PR)
Ginete: Vagner Jesus Neumeister
Nota final: 18,264
MACHOS
1º lugar
— Hulk do TNT, Box 71
Estabelecimento: Cabanha Dom João, Eldorado do Sul (RS)
Ginete: Marcelo Rezende Móglia
Nota final: 18,564
Não obtiveram vaga:
2º lugar
— El Trapiche Infinito 19, Box 83
Estabelecimento: Cabanha Sendero, Esmeralda (RS)
Ginete: Eduardo Weber de Quadros
Nota final: 17,866
3º lugar
— João Louco do Relento, Box 60
Estabelecimento: Cabanha SP Favorita, Viamão (RS)
Ginete: Alexandre Pedroso Grabher
Nota final: 17,851
4º lugar
— Ituzaingó da Escondida, Box 80
Estabelecimento: Cabanha Naco da Estivinha, Criciúma (SC)
Ginete: Francisco Kras Alves
Nota final: 17,683
Saiba mais sobre as classificatórias: