Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ibama sobrevoa Bacia de Santos para verificar dimensão de vazamento de óleo

Petrobras identificou rompimento em uma coluna que transporta o petróleo até o navio-plataforma na terça, dia 31Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobrevoam nesta quarta a região da Bacia de Santos para verificar a dimensão do vazamento de petróleo cru na área. O incidente ocorreu ontem, dia 31, quando a Petrobras identificou rompimento em uma coluna que transporta o petróleo até o navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer, a 300 quilômetros da costa de São Paulo.

No local, está sendo realizado um teste de longa duração no pré-sal, a uma profundidade de 2.140 metros. Segundo a Petrobras, o poço foi fechado automaticamente após o rompimento, com estimativa de vazamento de 160 barris. A empresa estima que o óleo derramado não alcançará a costa.

Dados preliminares indicam que houve uma ruptura do equipamento chamado riser, que conecta a plataforma ao poço no fundo do mar, liberando 33 metros cúbicos de petróleo cru. Essa é a primeira análise feita pelos peritos.

Um plano de emergência, executado pela Petrobras, foi acionado para conter o vazamento por meio de duas embarcações de atendimento. De acordo com o Ibama, as atividades no local estão suspensas e a empresa só poderá retomar o trabalho depois de autorização do instituto.

Sair da versão mobile