Identificação da raça girolando será obrigatória a partir de 2012

Bóton com nome criador e número do animal já está sendo implantadoO novo método de identificação que está sendo implantado pela Associação Brasileira de Criadores de Girolando será obrigatório para todos os animais registrados da raça a partir do ano que vem. Os bezerros da raça girolando de uma fazenda no município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, já estão recebendo a identificação na orelha esquerda. No bóton constam o número do animal e o nome do criador.

Até agora, todo animal registrado na Associação Brasileira de Criadores de Girolando recebia dois números ao longo da vida, um quando nascia e outro ao completar 18 meses, que se tornava o registro definitivo. Agora, com a adoção do bóton será uma identificação única, do nascimento até a morte. No futuro, até mesmo a marcação a ferro, na perna, poderá ser substituída.

Os animais adultos permanecem com a identificação antiga. Segundo o técnico da Associação dos Criadores, o zootecnista Limirio Cézar Bizinotto, a marcação com fogo será substituída pela fotografia do animal. Todas estas mudanças devem facilitar e dar mais segurança no armazenamento das informações do gado girolando, que conta com um cadastro com mais de um milhão de registros genealógicos.