Implantação de frigorífico deve impulsionar piscicultura no sul de Minas Gerais

Expectativa é de que a unidade de processamento seja concluída até 2013Os municípios banhados pelo lago da Usina Hidrelétrica de Furnas, no sul de Minas Gerais, têm cerca de 500 piscicultores e uma produção anual de cinco mil toneladas de tilápia, de acordo com a Emater. A atividade teve início na região há quase 20 anos e, hoje, é importante fonte de renda para as famílias.

Hoje, a Associação dos Piscicultores do Município de Alfenas e Região (Apmar), a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), a Prefeitura de Alfenas e a Emater/MG buscam a implantação de um frigorífico em Alfenas. A expectativa é de que a unidade de processamento seja concluída até 2013.

A produção, hoje, é comercializada em Alfenas e cidades vizinhas, região Central de Minas Gerais e no Estado de São Paulo, mas os piscicultores enfrentam dificuldades com a falta de um local para fazer o processamento dos peixes.

O projeto do frigorífico foi elaborado pela Emater/MG. A área de construção é de 261,4 m², e os recursos são provenientes da Prefeitura de Alfenas, Apmar, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Emenda Parlamentar.

– O frigorífico deve ser implantado tão logo haja a liberação de recursos para aquisição de equipamentos, que serão oriundos de Emenda Parlamentar. Com a superação de problemas de comercialização e industrialização do pescado, a atividade deverá crescer muito e se tornar um dos principais produtos regionais junto com o café, milho e leite – diz Francisco Alves, coordenador de Piscicultura da Emater/MG em Alfenas.

Com a instalação do frigorífico, os piscicultores também esperam comercializar seus produtos no mercado institucional. A ideia é fornecer peixes a escolas e instituições assistenciais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As ações, desenvolvidos pelo governo federal, são uma forma de garantir mercado para os pequenos produtores.