Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Implantação de frigorífico deve impulsionar piscicultura no sul de Minas Gerais

Expectativa é de que a unidade de processamento seja concluída até 2013Os municípios banhados pelo lago da Usina Hidrelétrica de Furnas, no sul de Minas Gerais, têm cerca de 500 piscicultores e uma produção anual de cinco mil toneladas de tilápia, de acordo com a Emater. A atividade teve início na região há quase 20 anos e, hoje, é importante fonte de renda para as famílias.

Hoje, a Associação dos Piscicultores do Município de Alfenas e Região (Apmar), a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), a Prefeitura de Alfenas e a Emater/MG buscam a implantação de um frigorífico em Alfenas. A expectativa é de que a unidade de processamento seja concluída até 2013.

A produção, hoje, é comercializada em Alfenas e cidades vizinhas, região Central de Minas Gerais e no Estado de São Paulo, mas os piscicultores enfrentam dificuldades com a falta de um local para fazer o processamento dos peixes.

O projeto do frigorífico foi elaborado pela Emater/MG. A área de construção é de 261,4 m², e os recursos são provenientes da Prefeitura de Alfenas, Apmar, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Emenda Parlamentar.

– O frigorífico deve ser implantado tão logo haja a liberação de recursos para aquisição de equipamentos, que serão oriundos de Emenda Parlamentar. Com a superação de problemas de comercialização e industrialização do pescado, a atividade deverá crescer muito e se tornar um dos principais produtos regionais junto com o café, milho e leite – diz Francisco Alves, coordenador de Piscicultura da Emater/MG em Alfenas.

Com a instalação do frigorífico, os piscicultores também esperam comercializar seus produtos no mercado institucional. A ideia é fornecer peixes a escolas e instituições assistenciais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As ações, desenvolvidos pelo governo federal, são uma forma de garantir mercado para os pequenos produtores.

Sair da versão mobile