Dessa parceria já resultaram dois cursos com duração de cinco dias cada, ministrados no Posto Agropecuário do município de Indaial (SC), por médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O primeiro, que versou sobre o tema Inseminação Artificial, reuniu 11 participantes, e o segundo, levou conhecimentos sobre Capatazia em Bovinocultura de Leite para outros 10.
Para a realização dos cursos foi disponibilizado, pelas instituições promotoras, um rebanho com matrizes bovinas e todo o material necessário. Para as aulas de Insiminação Artificial, os treinamentos incluíram aulas teóricas e práticas de manipulação de botijões e de sêmen, técnicas de inseminação artificial, noções de melhoramento genético, raças e linhagens, sanidade animal e implantação de programas de inseminação artificial em propriedades e em comunidades.
No curso de Capatazia em Bovinocultura, a grade de conteúdos incluiu aspectos da cadeia produtiva, noções sobre o aparelho digestivo dos bovinos, componentes nutricionais dos alimentos, sistema reprodutivo, instalações básicas, procedimento do nascimento e desmame, higiene e limpeza das instalações, controle de parasitas, identificação das principais doenças, controle de incidência de doenças e práticas zootécnicas.
A oferta dos cursos é mais uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Sustentável Integrado (PDSI) da superintendência do Incra/SC que, juntamente com o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil, busca a geração de emprego e renda das famílias assentadas e agricultores familiares do Planalto Central catarinense, pelo aumento da produtividade do leite e agregação de valor aos seus derivados.