Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Indústrias planejam visitar com Maggi países que vetaram carne brasileira

Setor está montando estratégia em conjunto com Ministério da Agricultura para tentar reverter estrago na imagem do produto brasileiro

Fonte: Pixabay

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli, comentou nesta terça-feira, dia 21, que está traçando, juntamente com o Ministério da Agricultura, uma estratégia de visita aos países que suspenderam as importações de carne brasileira. “A ideia é que o ministro Blairo Maggi nos acompanhe nas comitivas para que o peso político da visita, que também contará com técnicos brasileiros do setor, seja maior”, comentou Camardelli. 

Ele relatou ainda que a ideia da Abiec é que o tour se inicie pelo Chile, em seguida Ásia (China e Hong Kong), depois África (Egito e Argélia). “Obviamente essas reuniões presenciais nesses países ainda dependem da agenda de todos os envolvidos, inclusive no Itamaraty, e do fato de esses países levantarem ou não as suspensões nesse período”, acrescentou. 

Camardelli reforçou, ainda, que Maggi confirmou que está disposto a integrar a missão brasileira para tentar reverter o estrago causado à imagem da carne brasileira no exterior em função da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira, dia 17. “O que eu pedi para o ministro agora à tarde e ratifiquei é a necessidade de ele participar também.”

Até o momento, segundo Camardelli, China, Hong Kong, Chile, Egito e Argélia suspenderam as compras de carne in natura. Além desses países, Trinidad e Tobago e Jamaica vetaram a compra de carne termoprocessada e industrializada do Brasil. “O que é um contrassenso, já que o risco sanitário de uma carne deste tipo é mínimo”, comentou.

Sair da versão mobile