Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Iniciativa inédita na América Latina prevê erradicação da mosca da bicheira

Parceria com o Ministério da Agricultura mostrará resultados da pesquisa durante a Expointer 2009Um projeto piloto e inédito na América Latina comprovou que é possível erradicar a mosca da bicheira nos países do Mercosul.

As 13 semanas de testes em uma extensão de cem quilômetros (de Santana do Livramento a Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e de Rivera a Artigas, no Uruguai) resultou, no fim dos trabalhos, na coleta de 21% de massas inférteis (de moscas) nas 10 propriedades que participaram do trabalho.

Com este resultado, o grupo de pesquisadores da Secretaria Estadual da Agricultura e do Ministério da Agricultura acreditam que no máximo em 10 anos as moscas da bicheira ? responsáveis por US$ 1,3 bilhão de perdas anuais ? sejam exterminadas.

No próximo dia 31, na Expointer, em Esteio (RS), será realizado um evento para apresentar os resultados a autoridades ministeriais do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai e Comissão México Americana para erradicação da mosca bicheira.

? É neste evento que esperamos que seja traçado algum plano para a viabilidade de implantar o projeto de maneira efetiva. E precisamos da colaboração dos quatro governos porque, com a extensão de fronteira que temos no Estado, não adianta fazer o trabalho aqui e as moscas da bicheira que estão em campos uruguaios e argentinos adentrarem nossos campos ? explica o supervisor regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Joal Pontes, coordenador do projeto.

Pontes destaca que uma das principais dificuldades para a implantação definitiva do projeto é o alto custo de transporte com a matéria-prima, as moscas estéreis. Para a etapa piloto, as pupas (moscas ainda em estágio de larva) vinham do México, onde o projeto já foi implantado e a mosca da bicheira não existe mais.

? O Ministério da Agricultura já aponta uma possível solução: poderíamos implantar uma biofábrica de moscas estéreis aqui no Estado. Isso ajudaria na viabilização do programa ? explica o coordenador, acrescentando que na Bahia existe uma biofábrica de moscas-da-fruta, onde a praga está praticamente erradicada.

Sair da versão mobile