Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Inquérito da anemia infecciosa equina começa nesta segunda no Rio Grande do Sul

Equipes visitarão 341 propriedades e colherão mais de mil amostrasA Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Rio Grande do Sul começa, nesta segunda, dia 23, o inquérito epidemiológico para a o estudo da prevalência da anemia infecciosa equina no Rio Grande do Sul. O inquérito será realizado por 18 equipes. Cada equipe, formada por um médico veterinário e um auxiliar, deve visitar cerca de 20 propriedades. No total, serão 341 propriedades e 1.042 mostras coletadas. Devem participar do inquérito somente animais acima de seis meses de idade.

>> Veterinário tira dúvidas sobre anemia infecciosa equina no quadro Dr. Pecuária

– Todas as sete mesorregiões do Estado serão contempladas no inquérito epidemiológico. A partir dos resultados, será construída a estratégia de defesa sanitária equina do Rio Grande do Sul para os próximos anos – afirma a médica veterinária do Serviço de Educação Sanitária da Seapa Rosane Collares.

Conforme Rosane, o inquérito também vai permitir a análise da presença de outras enfermidades como a arterite, influenza, herpesvírus, vaccínia e adenite equina (garrotilho). Nas propriedades também será aplicado um questionário para investigar fatores de risco ligados às enfermidades. O resultado das análises epidemiológicas será divulgado em dezembro deste ano.

Conforme a última declaração anual do rebanho, dos 497 municípios do Estado, somente em Nova Boa Vista não foi declarada a presença de equinos nas propriedades rurais. O total de equinos declarados no Estado foi de 522.578, distribuídos em 103.179 propriedades.

>> Saiba quais cuidados tomar para evitar esta doença

Sair da versão mobile