Segundo o chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seappa), José Arthur Martins, foram inscritos animais das raças angus, charolês, devon, braford, zebuínos e eqüinos das raças crioulo e mangalarga.
Martins acrescenta que os animais rústicos entrarão no parque um dia antes ou na data do seu leilão (dia 1º, angus e brangus; dia 3, hereford e braford; dia 4, devon, charolês e zebuínos). Os leilões de eqüinos crioulos começam no dia 28 de agosto e seguem até 2 de setembro. Os de mangalarga ocorrem no dia 2. O remate de novilhas será no dia 6 de setembro.
Os animais rústicos são retirados do parque logo após a sua venda ou no dia posterior. A compra de rústicos destina-se, basicamente, ao aumento dos plantéis das propriedades.
O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado, acredita que o aumento do número de animais inscritos ocorre pela melhor remuneração do quilo do boi vivo, além da boa safra de grãos no Estado.
? Os produtores também precisam repor seus rebanhos para atender o consumo crescente do mercado ? comenta Machado.
No total, 7.832 animais estão inscritos para a Expointer deste ano.