As inscrições para o Concurso Leiteiro serão limitadas a três animais por expositor, por raça. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, a Superintendência de Melhoramento Genético terá até o dia 24 de março para disponibilizar as vagas para os expositores já inscritos.
O Concurso Leiteiro da ExpoZebu será realizado entre os dias 3 e 6 de maio. Neste ano, a produção média diária mínima para que a matriz possa receber a premiação no Concurso Leiteiro passa de 8 quilos para 10 quilos para fêmeas jovens e de 12 para 15 kg para matrizes vaca adulta.
Outra mudança importante é que não haverá distinção de categorias de registro na premiação do Concurso Leiteiro, ou seja, animais das categorias PO e LA serão classificados juntos, havendo somente a separação por raça e idade. A ABCZ fornecerá a ocitocina de uma única procedência, a ser utilizada nos animais, porém ficará por conta do criador o material para sua aplicação. Será permitida a permanência de até dois funcionários no momento das ordenhas.
Para as premiações de qualidade do leite, os valores da gordura e proteína serão calculados e ajustados de forma proporcional ao volume de leite produzido.
Raças leiteiras em pista
Em pista de julgamento, a principal mudança será para as raças gir e gir mocha com aptidão leiteira. Para as fêmeas, a lactação (própria ou da mãe) deverá ser de no mínimo 3.600 kg, ajustada a idade adulta, em até 305 dias. Já para os machos, a lactação da mãe deve ser de no mínimo 3.600 kg, SEM ajuste a idade adulta, em até 305 dias. As raças gir e gir mocha com aptidão leiteira ficam ainda dispensadas de apresentarem a cria ao pé, utilizando como comprovação de parto a Eficiência Reprodutiva do SRGRZ, o RGN da cria ou o Relatório Individual de Lactação (RIL). O regulamento da ExpoZebu 80 anos já está disponível para consulta no site da ABCZ.