Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Inseminação artificial acelera melhoramento do rebanho

Técnica pode reduzir custos da pecuáriaA inseminação articial permite o melhoramento do rebanho em menor tempo e custo de produção. Conheça algumas vantagens da técnica em relação à monta natural.

Inseminação artificial

Entende-se por inseminação artificial a deposição mecânica do sêmen no aparelho reprodutivo da fêmea. É preciso que fique claro que o homem apenas deposita o sêmen no aparelho reprodutivo da fêmea; a fecundação, ou seja, a união do espermatozóide com o óvulo e a formação de um novo ser ocorrem naturalmente, sem a interferência do homem.

Vantagens da inseminação artificial

? Melhoramento Genético: melhoramento do rebanho em menor tempo e a um baixo custo através da utilização de sêmen de reprodutores comprovadamente provados superiores para a produção de leite e carne.

? Controle de doenças: pela monta natural, freqüentemente o touro pode transmitir às vacas algumas doenças e vice-versa, o que pelo processo da inseminação artificial não ocorre quando o sêmen é adquirido de empresas idôneas.

? Cruzamento entre raças: a inseminação artificial permite ao criador cruzar suas fêmeas zebuinas com touros taurinos e vice-versa, o que muitas vezes é dificultado na monta natural pela baixa resistência dos touros europeus a um ambiente desfavorável.

? Prevenção de acidentes com a vaca: muitos acidentes podem ocorrer durante a cobertura de uma vaca por um touro muito pesado.

? Prevenção de acidentes com o funcionário: a inseminação artificial evita acidentes com o pessoal, que são comuns quando se trabalha com animais de temperamento agressivo.

? Uso de touros incapacitados para monta: touros com problemas adquiridos e impossibilitados de efetuarem a monta, em razão de idade avançada, afecções nos cascos,fraturas, aderência de pênis, artroses, e outros impedimentos, poderão ser utilizados na inseminação artificial.

? Aumento do número de descendentes de um reprodutor: sabe-se que um touro cobre anualmente, a campo, cerca de 30 vacas. Em regime de monta controlada pode servir a um máximo de 100 fêmeas, anualmente. Isso significa que, considerando 4 anos a vida reprodutiva de um touro, teremos um total de 120 a 400 filhos por animal, durante sua vida útil. Com a inseminação esse número é extraordinariamente aumentado, podendo um reprodutor ter mais de 100.000 filhos. Assim, fica fácil entender como a inseminação favorece o melhoramento do rebanho, pois esses touros superiores estão sendo usados em vários rebanhos, no país e mesmo no exterior com grande número de filhos nascidos.

? Controle zootécnico do rebanho: através da IA e utilização de fichas de controle é possível a obtenção de dados precisos de fecundação e parto, facilitando a seleção dos melhores animais do rebanho.

? Padronização do rebanho: utilizando-se poucos reprodutores em um grande número de vacas obtém-se homogeneidade dos lotes.

? Uso de touros após a morte: com a possibilidade de congelamento e estocagem do sêmen é possível utilizar-se o sêmen de reprodutores após seu falecimento.

? Redução da dificuldade em partos: através da utilização de touros que facilitem o parto reduz-se os problemas principalmente em novilhas.

Sair da versão mobile