A operação foi realizada na Grande São Paulo, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Das 99 padarias visitadas, 56 (56,56%) foram autuadas por erros quantitativos nos produtos à disposição para venda.
As equipes examinaram 884 produtos, dos quais 96 (10,86%) apresentaram erros.
Além do peso de doces e salgados expostos no local, os fiscais também inspecionaram as informações obrigatórias para comercialização de produtos por quilograma, como o pão francês e frios.
Segundo o Ipem, esse resultado é considerado alto e promete uma intensificação na fiscalização no setor, para evitar que o consumidor tenha prejuízo ao adquirir esses produtos.
Pães, tortas e bolos acabam sendo muito procurados quando as temperaturas estão mais baixas e a possibilidade de irregularidades também aumenta segundo o Ipem.
As empresas autuadas devem retirar do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm 10 dias para apresentação de defesa ao instituto. A partir deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa, que pode variar de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando no caso de reincidência.