Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Instituto Butantan produz soro para veneno de abelha

Uso massivo do produto ainda depende de autorização da AnvisaO Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, anunciou essa semana o desenvolvimento de um soro para neutralizar os problemas provocados por picadas de abelhas. A substância pode virar realidade em breve no país.

? O produto é importante para acidentes com enxames. O envenenamento por abelhas não é necessariamente mortal e pode ser resolvido com o soro. Por isso estamos trabalhando para produzi-lo ? disse o diretor do Serviço de Imunologia do instituto, José Roberto Marcelino.

De acordo com a secretaria, quando um adulto é picado por mais de 200 abelhas, o corpo recebe uma quantidade de veneno suficiente para provocar lesões nos rins, fígado e coração, o que pode debilitar esses órgãos e até levar o indivíduo à morte.

Um primeiro lote já foi produzido em larga escala pelo Butantan em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), mas ainda precisa passar por alguns testes clínicos e ter aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser distribuído em hospitais da rede pública.

? O soro é produzido a partir de anticorpos criados em cavalos. Ainda precisamos testá-lo nos animais por mais um período para então o produto ser validado pela Anvisa. Somente após a anuência da agência, o produto será testado em humanos voluntários e será distribuído para a população ? explicou Marcelino.

Segundo a secretaria, 576 ocorrências de picadas de abelhas foram registradas este ano em São Paulo. No ano passado, aconteceram 1.557 ocorrências desse tipo, com duas mortes.

Sair da versão mobile