Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Instrução Normativa 62 completa um ano em janeiro, mas cadeia produtiva do leite ainda apresenta problemas

No início de 2013 a região Nordeste passa a seguir os padrões nacionais, o que deve qualificar e uniformizar o produtoA Instrução Normativa 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que impõe padrões de qualidade e sanidade na produção do leite, completa um ano em janeiro de 2013, mesmo mês que o Nordeste brasileiro passa a cumprir as normas. De acordo com Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Leite, a adesão da região vai gerar mais qualidade e uniformidade ao produto no país. Fabricantes, no entanto, acreditam que não são apenas normas técn

Indústrias e cooperativas afirmam que é necessário desenvolver mais o campo para melhorar a produção e a qualidade do leite. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 80% dos produtores fabricam até 50 litros de leite por dia. O número é preocupante se for levado em conta o estudo que diz que, nos próximos 15 anos, serão necessários mais de 200 bilhões de litros para atender a demanda mundial.

Para o presidente da G-100 – Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas de Empresas e Laticínios, José Carnieli, as cooperativas têm papel fundamental no processo de impulsionar o aumento da produção e da qualidade do leite, mas não conseguem ser eficientes o suficiente, já que trabalham com altos custos e com a falta de políticas públicas. Carnieli acrescenta que é necessário oferecer condições para que a atividade seja mantida.

 

Sair da versão mobile